A
administração, enquanto atividade humana tem sua existência desde a
pré-história da humanidade, porém a administração como área específica e
sistemática do conhecimento, só foi registrada no século XX. Segundo alguns autores, a exemplo de
(DRUCKER), que considera que a administração é exercício e não ciência, não é conhecimento, mas
desempenho. Ou seja, a administração fundamenta-se em diversas ciências, mas
não se constitui em uma. A administração está presente em todos os processos da
vida humana seja ela particular ou pública. Administração requer tempo,
planejamento e estratégias.
No campo da assistência social a administração
e suas formas de gestão são de grande importância para dirigir essa política
não contributiva, que é dever do Estado e direito de todo cidadão que dela
necessitar, ou seja, o objetivo da assistência social é atender as necessidades
da população menos favorecida economicamente e socialmente e de quem dela
necessitar. Para alcançar esse objetivo
é necessário o planejamento, a metodologia que será utilizada para alcançar os
objetivos, o monitoramento e as avaliações. Todos esses elementos compõe o
processo da administração.
A assistência e a administração se associam
a tecnologia de informação para atender as mais novas exigências postas pelo
sistema de comunicação e informação. A administração
gerencia, a tecnologia informa e a administração fazendo uso desses dois meios,
executa seu trabalho previamente planejado, atendendo as metas propostas que
são submetidas ao monitoramento e as avaliações, podendo ser revistas e
replanejadas, com base no surgimento de novos dados disponibilizados por um
sistema de informação.
A
era da informação se estabelece na década de 1970, resultante do
desenvolvimento tecnológico da informação. Dentro da nova ordem organizacional,
a tecnologia da informação corresponde à necessidade de ultrapassar as passadas
formas de estruturação administrativa. As exigências atuais são atendidas por
organizações que se apresentam como sistemas que possibilitam uma conectividade
global em acontecimentos e novidade, assumindo uma dinâmica virtual que se
movimenta em amplas redes.
A relação entre assistência social,
administração e a tecnologia da informação foi sinalizada a partir da I
Conferência Nacional de Assistência Social em 1995, em que algumas deliberações
apontavam para a elaboração e implementação de planos de monitoramento e
avaliação, como também à criação de um sistema oficial de informações.
Atualmente o principal meio virtual da
assistência social é o portal do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate
à Fome - MDS, que disponibiliza dados e informações sobre programas e planos do
governo, como acessa-los, datas de conferências, dados atualizados, avaliação
dos programas, transparência, entre outras informações. No portal do Ministério
de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, está incluso o Sistema
Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social - REDE SUAS que
serve como instrumento de gestão e divulgação de dados referentes à assistência
social a gestores, técnicos, entidades, sociedade civil e usuários. A Rede SUAS
organiza a produção, o armazenamento, o processamento e a disseminação dos
dados. Com isso, dá suporte a operação, ao financiamento e controle social do
SUAS e garante transparência à gestão da informação.
Outra ferramenta desenvolvida pelo portal
do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS é o Mapa de
Oportunidades e de Serviços Públicos – MOPS, que é alimentado pelo próprio MDS.
O portal reúne e organiza informações de diferentes fontes, relativo à inclusão
produtiva e disponibilidade de serviços, equipamentos e programas públicos
desenvolvidos em municípios, microrregiões e estados no país. O Portal tem
como objetivo sistematizar informações e indicações de
instituições que possam auxiliar os técnicos dos Centros de Referências de
Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de
Assistência Social - CREAS e gestores públicos na definição de estratégias
e ações de inclusão produtiva para a população em extrema pobreza e
públicos-alvo do Plano Brasil Sem Miséria pelo país. Nele, estão endereços e telefones dos equipamentos
públicos de assistência social, de segurança alimentar, postos de saúde e
hospitais, escolas e outros estabelecimentos em educação, órgãos e serviços
relacionados a trabalho e emprego, entre outros.
Com
a tecnologia da informação a administração se modernizou, e consequentemente
trouxe benefícios à política de assistência, que incorporou as ferramentas virtuais no seu processo de trabalho no que se refere à
coleta de dados, a precisão de informação em tempo real e com isso a agilidade
de seus indicadores de avaliação e organização para atualizar e melhorar a eficácia
e eficiência da política como um direito social. Também contribui para que
todos os profissionais da assistência e outras áreas tenham acesso às
informações que poderão contribuir para formular alternativas de intervenção na
realidade. A população também pode ter acesso e ficar informada de todos os
dados e informações sobre programas e planos do governo, das datas das conferências,
o valor em dinheiro que cada município recebeu do governo federal para o
pagamento das famílias cadastradas no bolsa família, avaliação do programa, entre
outras informações. Além disso, a divulgação de dados através da tecnologia da
informação pode contribuir para o fortalecimento do projeto ético-político da
profissão e para ampliação de sua visibilidade.
CRISIAN RAFAELLE
MORAIS DE SOUZA E PRISCILA
DE MORAIS RUFINO - GRADUANDAS EM SERVIÇO SOCIAL/UFAL.
Ministério
de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Disponível em:
<<http://www.mds.gov.br/>>
Acesso em 25 de março de 2013.
Sistema
Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social - REDE SUAS
Disponível em: <<http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas>> Acesso em 26 de
outubro de 2012.
VELOSO, Renato. Serviço
Social, Tecnologia da Informação e Trabalho. São Paulo: Cortez, 2011.
Disponível em: <http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/2499> Acesso em: 25 de março
de 2013.
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