Mais uma vez, o assunto é Parto Humanizado. É de conhecimento de todos que acompanham esse espaço virtual que eu tenho bastante interesse por esse assunto e como esse blog também é um espaço de socialização de informações e de utilidade pública (porque não? rs..) venho repassar o cronograma com as pautas dos encontros que acontecerão no decorrer desse ano no grupo de apoio Roda Gestante, sobre o qual já falei em uma outra ocasião: relembrem -->>http://servicosocialecotidiano.blogspot.com.br/2015/10/roda-gestante-parto-humanizado.html
Os temas como sempre estão muito interessantes! Aos interessados, o grupo se reúne na Jatiúca, aos sábados a tarde. Para maiores irformações, aqui consta o endereço eletrônico do Roda no facebook: https://www.facebook.com/Roda-Gestante-666023246760073/?fref=ts
Gente, a humanização no parto é um assunto que precisa ser problematizado, seja de forma objetiva nas redes de saúde pública e privada, dentro de um hospital, quando muitas vezes a mulher não tem o direito de optar ou opinar sobre seu próprio parto, seja subjetivamente, quando as mulheres optam pelo parto humanizado natural domiciliar. É importante que o assunto seja abordado de forma sóbria, a princípio a cargo de conhecimento, sem juízos de valores que muitas vezes trazemos conosco acerca de muitos assuntos, ou seja, sem preconceitos. A defesa do parto humanizado não se refere apenas a 'ter filhos em casa, como antigamente', não! vai muito além disso, esse é o parto natural domiciliar, que é uma escolha particular (e linda!), no entanto, não quer dizer que o Parto Humanizado se resuma a esse tipo de parto, tão pouco a luta e a defesa por essa tipo de parto repudia as mães que escolhem o parto cesariana, não! a cesariana tem sua funcionalidade e muitas vezes salva vidas! o que se quer fazer entender em relação as cesarianas é que, na maioria das vezes, tem sido um procedimento feito de forma desnecessária, por motivos que não indicam sua real necessidade. Como disse em outrora: "O esclarecimento sobre determinadas questões são, de fato, essenciais para nos livrar do peso da ignorância e ou preconceito." "O parto humanizando é uma luta pela qual vale a pena militar" Não só por mim, não só quando chegar o meu momento, mas por todas nós mulheres.
Atenção mulheres, estejam atentas a seus direitos, maridos e companheiros, sejam parceiros, atuem junto a mulher no sentido de somar e mulheres sejam sobretudo protagonistas desse momento!
Atenção mulheres, estejam atentas a seus direitos, maridos e companheiros, sejam parceiros, atuem junto a mulher no sentido de somar e mulheres sejam sobretudo protagonistas desse momento!
Abaixo o cronograma e os temas. Para melhor visualização, clicar em cima da imagem.
Até mais.
Priscila Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário