Atenção Assistentes Sociais!
A partir de 1º de março de 2016, assistentes sociais de todo o Brasil
deverão se recadastrar no CRESS em que estiverem com inscrição ativa,
momento em que poderão participar da pesquisa sobre o perfil
profissional e optar pela emissão do novo documento de identidade
profissional. Este é o prazo previsto na Resolução CFESS nº 727/2015, que altera a Resolução CFESS nº 696/2014.
A prorrogação justifica-se pela necessidade de sincronia entre diferentes organizações para efetivação desta ação, desde o desenvolvimento de novos sistemas à alteração do processo de trabalho, bem como treinamento para o conjunto de trabalhadores/as dos respectivos CRESS.
O recadastramento é simples, obrigatório e será feito online, pela internet. Para participar, assistentes sociais terão até 31 de dezembro de 2016 para acessar o sistema online da campanha ‘Viva sua identidade’, que será disponibilizado na página do CRESS, e fornecer as informações necessárias.
Além de fornecer as informações, o/a assistente social, no momento do recadastramento, será convidado/a a preencher um questionário referente à Pesquisa sobre o Perfil da/o Assistente Social e Realidade do Exercício Profissional. Esta etapa é opcional, mas fundamental para subsidiar e fortalecer as ações do Conjunto CFESS-CRESS na defesa do exercício profissional, que sofre cotidianamente com a precarização dos serviços públicos, com a banalização da vida social e com a deterioração das condições e relações de trabalho.
“A ideia é atualizar os dados de toda a categoria e o perfil de
assistentes sociais, para melhor conhecer a realidade do exercício
profissional no Brasil e aprimorar a comunicação do Conjunto CFESS-CRESS
com os/as profissionais, bem como oferecer maior segurança ao documento
de identidade profissional”, relata a coordenadora da Comissão
Administrativo-financeira do CFESS, Sandra Teixeira.
Novo documento de identidade profissional (DIP)
A partir do dia 1º de março de 2016, assistentes sociais que realizarem inscrições nos CRESS/Seccionais receberão o novo documento de identidade profissional, que será um cartão com chip, para trazer mais segurança e adaptação à nova realidade tecnológica.
Para quem já tem inscrição ativa no CRESS, a substituição pelo novo
documento profissional é opcional. Quem tiver interesse poderá, após
realizar o recadastramento pela internet, imprimir o formulário, assinar
no local especificado e encaminhá-lo, pelos Correios, ao endereço
indicado, juntamente com uma foto 3x4 e o comprovante do pagamento da
taxa de emissão do documento.
Em breve, estará disponível o site oficial da campanha ‘Viva sua Identidade’.
Links das resoluções citadas no texto: http://www.cfess.org.br/js/library/pdfjs/web/viewer.html?pdf=/arquivos/resolucao-727-2015.pdf
FONTE: CRESS 16ª REGIÃO: http://www.cress16.org.br/home
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