Atualmente, nossa sociedade vem se
tornando palco das mais diversas e intensas expressões da questão
social. Essas expressões tem se intensificado no interior das escolas
envolvendo todos os sujeitos da comunidade escolar.
De acordo com Souza (2009) o
Assistente Social se constrói e se reconhece na área da educação a
partir do conhecimento dos saberes e competências pertinentes para
intervir neste contexto. O profissional de Serviço Social está
habilitado a lidar também com os diversos perfis de educandos e suas
respectivas realidade social. A presença deste profissional nas escolas
e universidades pode se tornar uma ponte entre as necessidades
comunitárias e as necessidades de todos sujeitos que trabalham no espaço
da educação.
Ao mesmo tempo, a atuação do
profissional de Serviço Social contribuiu para a pratica profissional
dos educadores, considerando que o trabalho junto a comunidade, à
família, e os demais sujeitos da comunidade escolar interferem na
relação ensino e aprendizagem por conta do peso da realidade social que
envolvem as comunidades onde as escolas estão.
O Assistente Social possui
conhecimentos específicos que propiciam a compreensão da realidade
social no âmbito econômico, político, ético e cultural, podendo então
propor ações coletivas que visem a transformação social, fazendo do
espaço educacional um caminho para a garantia de direitos sociais, de
construção da cidadania e de um projeto societário democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário