sexta-feira, 3 de maio de 2013

O que é pobreza?


Pessoal, estou passando para recomendar a leitura desse artigo de Marcelo Garcia, assistente social, sobre o que é pobreza. Apesar de ser um tema bastante complexo é uma leitura simples que nos leva a ótimos questionamento e reflexões a cerca dessa expressão da questão social que é essencialmente produto dessa sociedade, que por um lado "promove" sua superação, mas que na realidade trata de inibir sua ultrapassagem. o que é pobreza? Como ela se comporta? Pobreza seria apenas ausência de renda?

O artigo também vai reforçar a importância de compreender a pobreza não apenas de forma monetária, pois "a pobreza  é a tradução de ausências." Não é só a falta de bens materiais, mas a falta de saúde, habitação, segurança, educação e trabalho. falta de não acesso aos direitos sociais.

Como falar em pobreza e não falar em políticas sociais? Pois bem, o artigo também irá tratar sobre programas de transferência de renda e levantar questionamentos, como: o acesso a programas de transferência de renda é o suficiente para afirmarmos que a pobreza foi superada no país? Estamos de fato superando a pobreza ou fazendo uma gestão diária da mesma?
Diante desses apontamentos que nos leva a uma reflexão necessária sobre esse tema, desejo a todos uma boa leitua.


Priscila Morais
 ARTIGO AQUI:  http://www.marcelogarcia.com.br/artigoa399.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário