sábado, 18 de maio de 2013

18 de maio dia Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Ilustração mostra imagem de menina sendo protegida por mãos e os dizeres "denunciar é proteger: sou assistente social, eu denuncio!" 
 Ilustração mostra imagem de menina sendo protegida por mãos: "Sou assistente social, eu denuncio!" (Arte: Rafael Werkema/CFESS)



O dia 18 de maio é marcado pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. E para destacar a data, o CFESS elaborou um manifesto sobre o tema, chamando a atenção para a importância de se denunciar esta violência.

O documento traz dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que registrou, por meio do serviço Disque-100, entre 2003 e 2011, 52 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes de todo o país. Oito em cada dez vítimas são meninas.

E a sociedade deve ficar em estado de alerta, principalmente com a proximidade dos megaeventos no Brasil, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas, em 2016, que ocasionarão um maior fluxo de pessoas no país e, consequentemente, aumentarão os riscos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Não é à toa que a campanha Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes, de iniciativa do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da SDH/PR, vem sendo divulgada em todo o Brasil. A chamada “Não desvie o olhar, denuncie” provoca a sociedade civil e as autoridades de que a responsabilidade pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes é de todo mundo.

Inclusive de assistentes sociais que, em sua prática profissional, trabalham diretamente com estes sujeitos. E em tempos em que os direitos das crianças e adolescentes vêm sofrendo diversos ataques, como a tentativa de redução da maioridade penal, cabe à categoria, no seu exercício profissional, não só prevenir, mas também identificar e, principalmente, denunciar este tipo de violência.

Leia também o CFESS manifesta: http://www.cfess.org.br/arquivo/cfessmanifesta_combateexploracao2013_site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário