segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Estudantes


   Ontem, dia 06 de janeiro de 2013, foi realizada a assembleia dos estudantes universitários e profissionalizantes de União dos Palmares, para tratar da gratuidade do transporte coletivo que semanalmente se encarrega de levar e buscar os estudantes em suas instituições de ensino. 
     Segundo relatos de ex-estudantes universitários, a questão do transporte dos estudantes em União dos Palmares nem sempre foi mercantil, havia sim transporte de fato público para a classe estudantil do município, porém aproximadamente há uns dez anos, por questões explicitamente políticas que gestam e permeiam a cidade, os estudantes passaram a pagar uma quantia simbólica para então, fazer uso do transporte. Com o passar dos meses e anos, essa quantia inicialmente simbólica, passou a se tonar um meio de vida para aqueles que ela cobrava, sob a desculpa de que o município não tem obrigação com estudantes universitários, ou que os frequentes aumentos na passagem do ônibus eram por conta da quantia de combustível insuficiente "cedida" pela prefeitura de União.
       Após anos de constrangimentos passados pelos estudantes, como: ser barrado na porta do ônibus, ser repreendidos por não comprar a passagem antecipadamente, ser retirado do ônibus por não ser do horário  entre outros. Após tantas lutas dos estudantes junto a sua associação (composta por estudantes) para a garantia de um direito que lhes são grato. É com satisfação que comunico a todos que esses tempos findaram.
         Pois sim! Sinceramente houve um tempo em que deixei de acreditar que os estudantes palmarinos chegariam a essa conquista. A partir do dia 07 de janeiro de 2013, os estudantes de União dos Palmares, não mais pagarão pelo transporte escolar que se desloca de União, interior da Zona da Mata para a capital do estado Maceió e para o também interior Murici, para levar os estudantes a suas instituições de ensino. Sem dúvida isso foi uma grande conquista para a classe estudantil, que lutou por seus direitos e chegou a esse resultado. Infelizmente nesse país, tratamos os direitos como algo a ser conquistado ou concedido, onde bem sabemos que se algo é por "direito" de um grupo ou sujeito individual, esse os pertence, logo não há pelo que lutar, é dele, é seu, é meu. Mas vivemos no Brasil, vivemos nessa forma de sistema socioeconômico, político e cultural que nos desapropria dos nossos direitos em detrimento dos seus próprios.

Para concluir, parabenizo a classe estudantil por essa conquista, e me sinto satisfeita por vivenciar esse ganho histórico para os estudantes de União dos Palmares.

Priscila Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário