quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Considerações básicas sobre o Serviço social

O que é Serviço Social?

A profissão de Serviço Social promove a mudança social, a resolução de problemas nas relações humanas e o reforço da emancipação das pessoas para promoção do bem-estar. Ao utilizar teorias do comportamento humano e dos sistemas sociais, o Serviço Social intervém nas situações em que as pessoas interagem com o seu meio. Os princípios dos direitos humanos e da justiça social são fundamentais para o Serviço Social.

Quem são os profissionais, assistentes sociais?

O assistente social é o profissional que atua, através de pesquisas e análises da realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.


Campo de atuação profissional

Redes de serviços sociais do governo, hospitais, escolas/creches, centros de convivência, administrações municipais, estaduais e federais, serviços de proteção judiciária, conselhos de direitos e de gestão e movimentos sociais.

Serviço social X assistência social

Assistência Social: É uma política pública de atenção e defesa dos direitos sociais; rompendo com o caráter suplementar da assistência e efetivando-se como um direito universal e não contributivo (Lei Orgânica da Assistência Social – 8742/93).

Serviço Social: Profissão interventiva no âmbito da questão social – fundamento básico de sua existência - expressa pelas contradições do desenvolvimento da sociedade e pautada pelos princípios da democracia, da liberdade e da justiça social.


Fonte: APSS associação dos profissionais de serviço social.






Nenhum comentário:

Postar um comentário