segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Uma introdução sobre à Pobreza no contexto da Sociabilidade Capitalista

Olá pessoal!

Compartilho agora com vocês a introdução de um artigo meu, que foi aprovado em uma disciplina que cursei no final do ano passado. Posto somente agora, pois somente agora há pouco tempo obtive o resultado. Como vocês poderão ver, não posto o artigo na integra (apenas a introdução, por questões óbvias - não posto trabalhos acadêmicos nesse espaço). A introdução do corrente trabalho, a meu ver, serve de estimulo e orientação para aqueles que, assim como eu, têm como objeto de estudo a pobreza ou suas particularidades. Nessa introdução faço a indicação de alguns autores que tratam sobre essa problemática. 


Bom começo de semana a todos! E bons estudos!

Priscila Morais




A POBREZA NO CONTEXTO DA SOCIABILIDADE CAPITALISTA

Priscila de Morais Rufino[1]


Introdução

Este texto tem como objetivo tecer algumas considerações sobre a pobreza, enquanto expressão da questão social, fazendo um breve levantamento sobre seu fundamento histórico e suas dimensões, articulado-as com os princípios da sociabilidade capitalista, sob o olhar da direção teórica marxiana que procura explicar a pobreza em sua gênese.
O presente trabalho também faz uma analise da direção teórica liberal/neoliberal, que se encontram sustentadas por um aparato de leis e direitos que as legitimam, por meio do Estado, enquanto estrutura fundamental para o “gerenciamento” das relações sociais no modelo de sociabilidade capitalista. Ainda nesse trabalho, iremos examinar alguns dados relevantes, referentes à pobreza, postos por instituições de grande relevância política, ideológica, econômica e social como o Opera Mundi, ONU e Banco Mundial.
A realização desse estudo se deu através de pesquisa de caráter bibliográfica e empírica. A exposição do trabalho está estruturada em três itens. Para discussão inicial, referente à pobreza sob a óptica marxiana, recorremos às obras de Marx (1996), Netto (2006), Lessa e Tonet (2011), Montaño (2012) e Pimentel (2012).  No tocante à pobreza segundo o pensamento liberal de Adam Smith e Keynes e o pensamento neoliberal de Hayek, fizemos uso dos estudos de Behring e Boschetti (2011) e Siqueira (2013). No que tange a pesquisa de caráter empírica, no terceiro e último item desse trabalho, tratamos sobre dados recentes sobre a pobreza, por meio de uma analise de um recorte dessa realidade.



[1] Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário