sexta-feira, 26 de setembro de 2014

16º SRFPMESS

O Movimento Estudantil é um movimento social historicamente reconhecido devido ao seu caráter combativo, problematizador e formulador de estratégias em defesa de um ensino público, laico e de qualidade. No ensino superior, na atual conjuntura em que a União Nacional dos Estudantes – UNE, não se mostra com poder e legitimidade para organização dos/as estudantes se organizam através dos cursos; sendo assim, o Movimento Estudantil de Serviço Social – MESS, é o local de organização dos/as estudantes de Serviço Social. Embora tal organização ocorra por áreas, essa não se constitui de forma isolada e sem diálogo com estudantes de outros cursos e áreas. O MESS funciona de forma autônoma financeira e politicamente, com espaços de organização, debate e deliberação próprios que ocorrem anualmente, exercendo um papel importante em momentos históricos da profissão. Esses espaços são norteados por 6 eixos de discussão, onde estudantes, profissionais e sociedade constroem suas perspectivas, sendo eles: conjuntura, universidade e educação, formação profissional, movimento estudantil, cultura e combate às opressões. A Executiva Nacional das/os Estudantes de Serviço Social – ENESSO é a entidade máxima de representação dessas/es estudantes, sendo reconhecida como única entidade legitimada para falar em nome destes.
A formação profissional sempre esteve presente na pauta dos fóruns da ENESSO e pode ser vista como ponto estratégico de discussão em nossos espaços, pela compreensão de sermos profissionais em formação e termos compromisso com o acúmulo histórico e teórico da categoria profissional. Em 1991 a ENESSO que nesse momento ainda se chamava SESSUNE – Secretaria de Serviço Social na União Nacional dos Estudantes, promove o primeiro Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social – SNFPMESS, em 1991 na cidade de Recife/PE, executando e ampliando o debate da política de formação profissional e construindo, sistematicamente, propostas concretas de intervenção.
No contexto da década de 1990 experienciávamos um desmonte das universidades brasileiras que refletiu diretamente na vida acadêmica, sendo de fundamental importância um espaço como o seminário onde o coletivo de estudantes de Serviço ‘Social tivesse a oportunidade de debater especificamente a formação profissional, visto que cada encontro dentro do MESS possui sua especificidade e importância. Os pontos debatidos no primeiro seminário foram responsáveis por conquistas como a aprovação da coordenação de formação profissional e da organização da representação discente em ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
A realização dos seminários faz parte da agenda política do MESS, sendo assegurado pelo
estatuto da ENESSO  https://executivamess.files.wordpress.com/2013/10/estatutos-a5-12.pdf no Titulo V “Das Instâncias Organizativas”, em seu art. 28, e no Titulo III “Das Instâncias Deliberativas”, em seu art.4º que trata especificamente sobre o Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social, além da Seção VI, art.12.


MAIORES INFORMAÇÕES NO SITE DO EVENTO: http://xvisrfpmess.wordpress.com/sobre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário