quarta-feira, 10 de julho de 2013

AÇÕES PROFISSIONAIS



As ações profissionais concretizam os objetivos profissionais.

1-   FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE e da AUTONOMIA- diz respeito à construção da identidade de classe, rompendo com o paternalismo. Significa fortalecer a auto-estima, o apreço por si mesmo, resgatando a capacidade da compreensão de si como sujeito de direito. Passa pela negação da tutela e da subalternidade, através da construção de decisões  sobre seu destino.

2 - SOCIALIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES - é um processo democrático pelo qual se torna transparente a realidade, desvelando a instituição e as políticas sociais.
Implica:
- Transmitir informações sob a ótica do direito;
- Vincular as questões à totalidade – análise dos determinantes sociais;
- Estabelecer relação horizontal – gerar um novo saber. Isto se efetiva através de discussão, debate, análise, entre outros;
- Discutir rotinas e funcionamento institucional.

PROCEDIMENTOS:
- Ter um perfil do usuário;
- Compreender as questões particulares como expressões do todo;
- Catalogar dados;
- Divulgar informações, através de boletins e periódicos.

3 – AÇÕES DE FORTALECIMENTO DO COLETIVO
Estas ações têm por base a articulação de diversos sujeitos sociais, fortalecendo vínculos comunitários e/ou sociais articulados por interesses/problemas. É a potencialização do coletivo para o empoderamento e poder local.

PROCEDIMENTOS:
 - Identificar interesses comuns, questões relevantes;
- Mobilizar, aglutinando em torno de necessidades comuns;
- Tematizar – organizar conteúdos;
- Utilizar recursos técnico-operativos compatíveis com a intervenção coletiva, instrumentalizando os grupos;
- Utilizar o lazer como instância reenergizadora da existência cotidiana;
- Utilizar ações culturais e serviços na comunidade para estreitar laços;
- Criar grupos;
- Realizar debates e oficinas nas áreas de abrangência;
- Criar redes;
- Realizar campanhas, elaborar e divulgar materiais educativos;
- Atividades de sala de espera.

4 – AÇÔES ASSISTENCIAIS OU EMERGENCIAIS
São ações desenvolvidas sempre que aparecerem demandas que necessitam de respostas imediatas, tais como:
- Não atendimento em consultas, não acesso aos medicamentos, fome, desabamentos, entre outros;
- Reclamações em relação à qualidade do atendimento ou não atendimento;
- Não acesso aos serviços prestados – saúde, educação, entre outros;
- Situação de desemprego, sub-emprego, fome, ausência de local de moradia, violências, acidentes, abandonos, entre outros.

PROCEDIMENTOS QUE DEVEM TRANSPOR OS TRÂMITES BUROCRÁTICOS
- Socialização das informações na ótica do direito ;
- Encaminhamento aos recursos sociais para acessar direitos;
- Construção de redes interna e social- criação de mecanismos e rotinas de ação, planejamento;
- Fortalecimento de lutas coletivas;
- Construção de perfil socioeconômico, cultural,político e familiar com vistas a projetos mais amplos;
- Realização de visitas domiciliares e institucionais;
- Criação de protocolos\e rotinas de ação que possibilitem a organização, normatização e sistematização do trabalho social.

5 – AÇÔES NA INTERDISCIPLINARIDADE (em equipes)
São ações desenvolvidas em equipes profissionais. As diferenças enriquecem a unidade. O assistente social, por dispor  de conhecimentos da realidade do usuário e institucional, é o profissional capacitado para desempenhar o papel de MEDIADOR. Para isso é preciso conhecer as atribuições e competências de cada profissional. Na função de mediador o assistente social desenvolve um processo de reflexão junto ao usuário sobre sua situação e junto à equipe socializa informações quanto às questões objetivas, sociais e culturais dos usuários.
Nesta MEDIAÇÃO, o assistente social tem que ter clareza quanto ao processo de HUMANIZAÇÃO. Qual o conceito a ser trabalhado? Amplo ou restrito?
AMPLO – Humanizar é acessar direitos; é compromisso social; é analisar determinantes sociais nas situações dos usuários, das condições de trabalho e dos modelos de gestão e assistencial. O desafio é a criação de uma nova cultura de atendimento baseado no direito.
RESTRITO – percepção residual de atuação, focalizando em atendimentos de escuta e redução de tensão ou mudança de rotina ou burocracia.

6 – AÇÔES DE MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DE CONTROLE SOCIAL

Estão voltadas para a inserção dos usuários e familiares nos espaços democráticos de controle social e construção de estratégias para fomentar à participação e a defesa de direitos. Envolve articulação com os movimentos sociais. É importante a criação de ouvidorias, devendo consolidar dados e coletivizá-los para que as demandas  sejam analisadas e\as respostas tenham impacto nas políticas. Se o profissional não tiver essa visão, ele ficará no nível de respostas de resolução de problemas e redução de tensão e não de mobilização e de organização popular.

PROCEDIMENTOS
- Mobilização de usuários, familiares e movimentos para acessar direitos;
- Participação em ouvidorias para democratizar questões dos usuários;
- Participação em conselhos;
- Contribuir com a discussão democrática;
- Capacitação de conselheiros;
- Fortalecer espaços coletivos;
- Participação e /ou organização de conferências.

7 – AÇÔES DE GESTÃO
O assistente social gestor desenvolve ações que fortaleça o processo democrático; é participativo, capaz de produzir, em equipe e intersetorialmente; propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos usuários na garantia dos seus direitos. O processo de descentralização das políticas vem requisitando dos profissionais atuação nesse espaço – planejamento, gestão, coordenação  de programas e de projetos. Este tipo de gestão deve ser embasada em pesquisas sobre o perfil dos usuários, revelando às reais condições de vida da população. Outras demandas no campo da gestão – monitoramento, avaliação, auditoria de serviços prestados- o objetivo tem que ser da melhoria da qualidade de vida.

PROCEDIMENTOS
- Elaboração de planejamento interdisciplinar;
- Garantir a participação da população;
- Criar uma cultura de relação horizontal;
- Criar documentação técnica de registro;
- Manter sistema de registro e estudo das manifestações da questão social;
- Elaborar relatórios periódicos para analisar e avaliar as estratégias de ação;
- Participar de comissões e comitês;
- Realizar estudos sobre recursos/ demandas.

8 – ASSESSORIA
Trabalho técnico sistemático junto aos setores da sociedade na instrumentalização, na contribuição e na elaboração de propostas alternativas no enfrentamento das dificuldades.

PROCEDIMENTOS
- Conhecer a realidade dos assessorados;
- Manter dados e informações necessárias aos objetos;
- Permanente leitura conjuntural e institucional;

9 – ARTICULAÇÃO
Processo de relação entre outros setores da instituição e dos grupos organizados da sociedade, tendo em vista o fortalecimento da autonomia e organização popular.

PROCEDIMENTOS
- Cadastro de recursos institucionais;
- Criação de redes sociais;
- Ampliação dos vínculos sociais – fóruns, debates e seminários;
- Intersetorialidade.




Profa. Janne Alves Rocha
Profa. Therezinha F. Freire (Orgs).


REFERÊNCIAS

CFESS. Parâmetros do Serviço Social na Saúde. Brasília, 2009
INSS. Matriz Teórico-metodológica do Serviço Social. Brasília, 1996.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber Profissinal e Poder Institucional. Cortez Editora: São Paulo, 1998.


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