quinta-feira, 14 de março de 2013

Pobreza política


 


         Quando pensamos em pobreza logo nos vem a imagem de uma pessoa faminta, miséria, favelas e assim por diante. A pobreza esta em todos os lugares. As políticas públicas estão para dar acesso às pessoas aos serviços. Mas a pior pobreza é a política, a não conscientização dos direitos e deveres enquanto cidadãos, o da não participação.
         Estamos tão inertes com o que nos é oferecido, que não nos atentamos à necessidade de exercitarmos nossa cidadania. E como exercer a cidadania? Participando! Que espaço é oferecido para discutirmos política?
       O empoderamento social é a capacidade do ser humano ser fortalecido enquanto seu papel e direitos perante a sociedade. Às vezes fugimos do debate. Se nos consideramos cidadãos (as) devemos ter a plena consciência de que sem a nossa participação não alcançaremos com plenitude a cidadania.
Porque sentimos dificuldades em implantar este sistema? Observo que a sociedade clama por resolutividade , mas pasme, não sabem participar, não porque não querem, mas por nunca terem exercitado.
        O sistema político no qual presenciamos quer justamente isso: pão e circo, não querem participação, mas sim, planejamentos infundados e maquiados para a população. Estamos acostumamos com tão pouco. Existem estratégias para enfrentar a pobreza, seja na transferência de renda, na saúde, educação, assistencia social, mas pouco se fala em estratégias para combater a pobreza política, porque quanto menos se sabe menos cobrança se tem.
      Portanto, a pior pobreza que podemos ter é a pobreza política porque exige de nós raciocínio. Precisamos de um Modelo político diferenciado! Participação é Tudo!!!


Tatiana Acioli -  Assistente Social formada na Universidade Federal de Alagoas, Pos Graduada em Gestão da Política de Assistência Social, profissional atuante na política pública da assistencia social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário