quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como escolher o tema de sua Monografia ou TCC?


Abaixo segue um link do blog: Serviço Social e Cidadania de uma colega de curso e futura colega de profissão. O texto orienta como escolher o tema de uma monografia, quais os critérios devem ser usados para a escolha de um tema e os principais erros na escolha do tema de tcc.
É um texto muito proveitoso que certamente irá ajudar aos alunos que temem o tcc.

Boa leitura e uma consciente escolha.

47 comentários:

  1. Olá.. Bom dia... estou no segundo ano de serviço social, e muito preocupada, com o tema , do tcc, pois ainda estou em duvidas

    ResponderExcluir
  2. Sentir dívidas na escolha do tema é normal, afinal de contas, são inúmeros temas interessantes a serem aprofundados. Repasso pra vc o conselho de uma querida professora que tive na graduação: escolha um tema pela qual vc realmente se apaixone e que te instigue a cada nova leitura, pois um tcc é basicamente um relacionamento amoroso, vc passa por dificuldades, se entristece (algumas vezes), mas como é paixão, vc supera e continua caminhando. Boa sorte na escolha do seu tema.

    ResponderExcluir
  3. Oi estou no meu último ano (7º período) e ainda não consegui fazer a escolha do meu tema...gostaria de aborda sobre adolescentes em conflito com a lei, mas não sei por onde começar :\ e o que exatamente vou aborda, pois não quero que seja amplo...mas quero que tenha conteúdo..

    ResponderExcluir
  4. Mas o tema da monografia tem que ser delimitado mesmo. O tema adolescentes infratores é muito vasto, vc pode tratar, dentro dessa temática, a relação que das drogas com a criminalidade de adolescentes, a influencia e o descaso da sociedade em relação aos adolescentes, o papel da família nesse contexto, vc pode abordar a questão da maior idade penal... Enfim, há muito o que falar sobre isso, pesquise bastante, leia tudo que esteja relacionado com adolescentes em conflito com a lei, através das leituras vc vai encontrar respostas que vão delimitar e determinar seu tema de tcc. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Oi vou começar meu TCC,estou no primeiro semestre,mas não tenho ideia do tema,tenho dúvidas sobre tantas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentir dúvidas faz parte do processo, mas leia bastante sobre os temas que te interessam, possivelmente um desses será o tema da sua monografia. Boa sorte!

      Excluir
  6. Olá, estou no 7 semestre do curso de serviço social, tenho duvida ainda do tema que escolhi " A responsabilização de pais com criança e adolescente", oque você pode me aconselhar sobre esse tema!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que eu posso te sugerir é que vc procure ler mais sobre o tema que vc escolheu, apreenda a relevância desse tema para a sociedade e principalmente, a sua satisfação em estudar essa temática. A temática criança e adolescente, de modo geral é bastante relevante. Procure conversar com sua orientadora, certamente ela vai esclarecer muitas dúvidas suas e vai abrir um leque de possibilidades a respeito do seu tema. Boa sorte! :)

      Excluir
  7. oi tudo bem??
    Estou no terceiro período de Serviço Social...eu já tenho um tema que é FAMILIA,mas não sei ainda como vou abordar...tenho só algumas idéias:a familia como a base de uma criança e um adolescente saudável(psicologicamente falando), familia e educação,familia e direito (legislação social).
    PS:QUERO ALGUMAS IDÉIAS DE COMO VOU ABORDAR O TEMA FAMILIA (ALGO QUE SEJA RELACIONADO COMO A FAMILIA,NO QUAL CONTRIBUE E É ESSENCIAL NA VIDA DE UM INDIVÍDUO PARA QUE CRESÇA E SE TORNE UM SER SEM TRAUMAS E REVOLTADO!
    DESDE JÁ AGRADEÇO!ABRAÇOSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem! Bom, é interessante que vc já tenha pensado em tema que vc se identifica e quer escrever sobre ele em sua monografia, no entanto, é possível que vc ainda venha a mudar o seu tema ao longo do curso, já que vc ainda está no 3º período e caso a mudança não ocorra, ao longo do curso vc certamente terá a oportunidade de observar o seu objeto, que é a FAMÍLIA de forma mas ampla. Sugiro que vc converse com seus professores, ou uma orientadora, no sentido de direcionar vc em seus estudos. Boa sorte. :)

      Excluir
  8. Boa tarde, Priscila Morais!
    No próximo semestre do ano que vem vou fazer o 7ºperíodo do curso serviço social, ainda não tenho um tema definido, gostaria que você me desse uma idéia de um tema que seja fácil para apresentação, pois tenho muita dificuldade de falar em público, quero fazer o meu TCC até julho pois quero preparar bastante, pois vou finalizar o curso em 12/2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, a escolha do tema do TCC é algo muito particular. Eu sugiro que vc faça uma analise sobre os assuntos que mais te instigam dentro do universo que compete ao serviço social. Feito isso, de acordo com os possíveis temas que vc percebeu sua inclinação, vc define um. O tema do TCC deve ser um tema com o qual vc se identifique, não existe tema fácil, existe aquele tema que nós gostamos muito, temos muito interesse em estudar e aprender sobre ele. Com esses requisitos, será mais leve a jornada do TCC. Quanto a sua defesa, vc vai passar alguns meses se debruçando sobre o seu objeto de estudo, na época de preparar a apresentação, o seu objeto já será tão intimo seu que as coisas irão fluir naturalmente. Boa sorte, espero ter ajudado.

      Excluir
  9. Anônimo 7 de dezembro de 2014 22:16.
    Boa noite pricila: estou no sexto semestre do curso de serviço social, ainda não defini o tema do tcc. como posso escolher, esse tema?
    Tem um tema que mi chama muito atenção: A gravidez na Adolecencia. ja tenho exemplo sobre esse tema. como posso aprofundar nesse tema?
    Você pode mi ajudar sobre esse tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá! Olha se esse é o tema que te interessa se aprofunde nele e apreenda a relevância social do mesmo. É um tema bastante atual e que propõem muitos caminhos. Infelizmente não tenho nenhuma referência sobre o tema. Sugiro que vc procure um professor (a) seu que tenha alguma aproximação com sua temática, ele (a) poderá orientar melhor seus estudos. Boa sorte.

      Excluir
  10. Olá boa noite vou começar a fazer o meu tcc estou pretendendo fazer sobre adolescentes infratores pois acho que o conteudo é muito interessante pois aborda a familia as drogas,mas estou sem saber como começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho que você procure um, ou se você já tiver, seu orientador (a). Certamente ele (a), vai saber conduzir melhor você para que inicie seu trabalho. Boa sorte!

      Excluir
  11. Bom dia, estou cursando o 7º semestre, estou estagiando no Nasf, pretendo fazer meu Tcc sobre a importância do Serviço Social nas UBS e a atuação do assistente social, no vc poderia me orientar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Romilda! Primeiramente, desculpe a demora pela resposta. Bom, acredito que seu tema seja um bom tema, pois aborda a prática profissional e, a meu ver, isso é muito bom pra vc, hoje e depois de formada. Eu estagiei na área da saúde, mas não tive um estágio muito rico em conhecimento, por várias razões que não veem ao caso. Toda a minha trajetória da faculdade, pesquisa, monitoria e TCC foram mais voltados para a área da assistência. Em todo caso, eu aconselho que vc procure seu (a) orientadora (o). Se vc ainda não o tiver, já está na hora. O professor que irá orientar seu trabalho, certamente irá ajudá-la em suas dúvidas. Boa sorte!

      Excluir
  12. Estou querendo fazer meu TCC sobre a homofobia o que você acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom tema, Tatiane! Você já tem orientador (a)? Se já tiver, converse com ele (a), troque ideias, para que o seu tema possa ir ganhando um foco, pois falar sobre homofobia envolve muitas questões que talvez você não dê conta de tratar em uma monografia. É importante delimitar seu tema. Boa sorte!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. O que você acha sobre o tema: Mães como chefes de família, algumas dela nunca tiveram uma figura masculina para auxiliar no desenvolvimento do lar. E abordar também que mesmo sem essa figura masculina não obrigatoriamente os filhos se marginalizam.
    O que você acha do tema? É um tema bom para o curso de Serviço Social?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Camila, é um bom tema. Envolve muita coisa, como por exemplo a mulher no mercado de trabalho, a questão da autonomia feminina na atualidade, entre outras abordagens que vc pode fazer junto aos seu orientador (a). Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá, estou iniciando o curso de Serviço Social agora e já estou pensando no tema do tcc. Tenho uma irmã com problemas mentais e tenho vivenciado momentos de dificuldades com relação a tratamento de forma geral e pensado muito nessa questão, problema creio eu também enfrentado pr milhares de pessoas.Pensei então em me aprofundar nesse assunto: "Políticas públicas de tratamento para pessoas com problemas psiquiátricos e psicológicos." O que você acha desse tema? acha interessante abordar um tema no qual você esteja envolvido pessoalmente?

      Excluir
    3. O tema é ótimo, tem bastante relevância social. E sim, acho muito interessante vc escrever, pesquisar e fazer seu TCC sobre um tema que vc esteja diretamente envolvida. O tema do TCC deve ter justamente esse sentido de envolvimento com a pessoa que está pesquisando, deve te instigar... Boa sorte!

      Excluir
  15. 6º PERÍODO SERVIÇO SOCIAL. OI PRISCILA ESTOU PENSANDO EM FAZER SOBRE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE INTERNAÇÃO O QUE VC ACHA DO TEMA ? SE VC GOSTA DO TEMA ME AJUDE A DEFINIR MELHOR O TEMA ABRAÇOS ..

    ResponderExcluir
  16. O tema é muito bom!! Eu sugiro que vc procure um professor (a), tenho certeza que ele (a) irá te orientar da melhor forma possível. Ainda não tenho tanta experiência para ajudar nesses casos. Muito boa sorte! Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Priscila. Parabéns pelo seu blog. Estou no sétimo período de Serviço Social. Você acha que seria muito amplo o tema: Direitos Humanos: um desafio ao Serviço Social no Brasil

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, Priscila. Parabéns pelo seu blog. Você acha que seria muito amplo o tema: Direitos Humanos: um desafio ao Serviço Social no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro! Obrigada!
      Bom, quanto a sua pergunta, acredito que vc já delimitou o seu objeto de estudo ao Brasil. Se vc tivesse colocado o tema da seguinte maneira: Direitos Humanos: um desafio ao Serviço Social, realmente ficaria bastante amplo, mas vc delimitou o Brasil. Acredito que é um estudo possível sim. Converse com seu orientador e veja o que ele diz. E parabéns pelo tema, muito pertinente. Boa sorte!

      Excluir
  19. Boa noite! Estou no sétimo período e ainda não decidi sobre o meu tema. Gostaria de fazer o TCC sobre PAIF, focando o desafio do assistente social no momento da emancipação das famílias acompanhadas no CRAS. Seria uma temática interessante para abordar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, claro! essa temática é muito interessante, principalmente, por estar situada na área da Política de Assistência, uma temática muito rica e, penso eu, e pouco trabalhada no meio acadêmico (pelo menos na federal de Alagoas), sem contar nos ganhos para a prática profissional, visto que a Política de Assistência é uma grande espaço de atuação do assistente social. Parabéns pela escolha, boa sorte!

      Excluir
  20. Olá, Priscila! Estou no sétimo período e decidi, em minha pesquisa, analisar a qualidade de vida das mães carentes que uma instituição espírita dá assistência. Por acaso este meu projeto é de intervenção? E se for, vc acha que não está correto o trabalho que pretendo fazer com estas mães? Os objetivos específicos são estes:
    - Enumerar as diferentes maneiras de se promover a autoestima e a qualidade emocional, buscando o autoconhecimento como meio de transformação social e pessoal;
    - Elaborar projetos visando a capacitação das mães participantes desta pesquisa, tendo como prioridade melhorar a renda familiar;
    - Verificar as diferentes formas de inclusão das mães na sociedade.
    Vc acha que não estão corretos?

    ResponderExcluir
  21. Olá! Olha, acredito que essa pesquisa sua se encaixa em um projeto de intervenção, como vc bem falou. Se vc realmente quer fazer seu projeto de tcc sobre algo relacionado a esse tema, sugiro que vc converse com seu orientador, certamente ele vai iluminar suas ideias. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia! Priscila
    eu gostaria de saber se o tema família em situação de vulnerabilidade social é um bom tema ,ou se você sugere a família chefiadas por mulheres ,qual melhor em sua opinião ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa dia! São dois temas muito bons para serem explorados. Há muito o que se falar no âmbito da família. Perceba que suas 2 opções de tema giram em torno da família, isso já está claro pra vc. Sugiro que com essa certeza que vc parece ter, de que quer tratar em seu tcc sobre algo ligado a família, vc converse com seu orientador (a), a partir disso, tenho certeza que suas ideias irão fluir. Boa sorte! Abraço.

      Excluir
  23. Bom dia, estou no 8º período e já tenho que começar a fazer o TCC. Como eu fiz estágio em uma instituição de reabilitação para dependentes químicos, imaginei que o tema sobre drogas, seria bem interessante, mas abrange muitas coisas, e esse é o problema, não sei o que escrever em relação ao Serviço Social e as Drogas. Tem como me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livinha! Muito interessante seu tema e há sim, muito o que falar sobre o serviço social dentro dessa temática. Como vc já está no 8º período, finalizando o curso, penso que vc já deve ter um (a) orientador (a), então sugiro que vc converse com ele (a) sobre suas dúvidas. Tenho certeza que essa conversa vai clarear suas ideias. Boa sorte! Abraço.

      Excluir
  24. Olá! Estou no 7º período e já tenho que fazer meu projeto de pesquisa sobre o TCC, porém não tenho tema algum. Estou desesperada por esse motivo. Gostaria de falar sobre família mas acho muito vago. O que me aconselha?

    ResponderExcluir
  25. Olá Kely!
    O melhor conselho que posso te dar é que você converse com sua orientadora (o). Ele (a), melhor que ninguém vai ajudar você a direcionar os seus estudos. Boa sorte. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Olá Priscila.. Estou exatamente na metade do curso e ja muito preocupada com o TCC. Gosto muito da area da saude e estive pensando em fazer o trabalho com a seguinte tematica: Serviço Social e sua relaçao com Saude Publica. O que voce me sugere?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lília! É um ótimo tema! como você está na metade do curso ainda, até o 6º ou 7º período terá algum tempo para desenvolver melhor o seu tema (fazendo muitas leituras, pesquisando) no sentido de delimitar aquilo que vc de fato vai estudar para produzir seu TCC.
      Boa sorte!
      Abraço.

      Excluir
  27. Olá, estou no sétimo semestre, não consegui definir meu tema. Gostaria de estudar a tematica criança em situação de rua. Ah!!! não tenho orientador ainda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7º período? Você tem que procurar por orientador urgente! Sua temática é ótima, me identifico, pois quando estava escolhendo o meu tema de TCC pensei em estudar "população em situação de rua", mas terminei enveredando para a área da pobreza, que tbm tem particularidades com a situação de rua, mas eu tratei sobre outras especificidades. Bom, minha sugestão é que vc procure o quanto antes por um orientador, ele vai ajudar muito a delimitar seu tema.

      Abraço.

      Excluir