segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O que é o SESC?

O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma entidade que tem como missão a promoção do bem-estar dos comerciários e seus dependentes, por meio de ações desenvolvidas nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.
Missão: “Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do setor de comércio de bens e serviços, prioritariamente de baixa renda, através de serviços subsidiados e de excelência”.
Visão: “Ser reconhecido no estado de Alagoas como entidade prestadora de serviços sociais de excelência”.
Em 1946, empresários do comércio de bens e serviços, reuniram-se para encontrar soluções para os problemas sociais que já assolavam o País. A reunião aconteceu na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, na Primeira Conferência das Classes Produtoras – I Conclap. Nessa reunião foi aprovada a Carta da Paz Social, que apresentou a filosofia e o conceito de serviço social custeado pelo empresariado. Começava a nascer assim uma iniciativa absolutamente inédita em todo o mundo e na história da relação entre capital e trabalho.
A proposta contida na Carta da Paz Social foi submetida ao Governo Federal. No mesmo ano de 1946, no dia 13 de setembro, o Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, assinava o Decreto-Lei n° 9.853 que autorizava a Confederação Nacional do Comércio (CNC) a criar o Serviço Social do Comércio – SESC.
O SESC integra o Sistema Fecomércio/SESC/SENAC e tem como conselho normativo o Departamento Nacional do SESC, no Rio de Janeiro.

O SESC desenvolve trabalhos segundo as seguintes políticas: Saúde, Assistência e Educação.


Saúde:  Desenvolve ações destinadas a contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde da clientela. Compreende as atividades de nutrição, assistência odontológica, educação em saúde e assistência médica.

 Assistência: Desenvolve ações com o objetivo de promover o bem-estar social através do atendimento individual, grupal e da comunidade em geral. Compreende trabalhos com grupos e ação comunitária.

Educação: Desenvolve ações voltadas para a educação da criança, do adolescente e do adulto, visando sua preparação para o exercício da cidadania. Compreende educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e educação complementar.

O SESC também desenvolve atividades voltadas à cultura e ao lazer

 Desenvolve ações voltadas para a difusão e a preservação do conhecimento, por meio das atividades de apresentações artísticas, desenvolvimento artístico e cultural e de biblioteca.


 Desenvolve ações lúdicas, recreativas e de entretenimento destinadas ao aproveitamento do tempo livre. Compreende as atividades de desenvolvimento físico-esportivo, recreação e turismo social


Mais informações no site do SESC Alagoas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário