quarta-feira, 29 de julho de 2015

Movimentos Social - Conceito

Olá pessoal, vou fazer uma sequência de posts tratando sobre Movimentos Sociais. Serão posts breves, mas esclarecedores. O objetivo é introduzir um estudo, para quem gosta da temática. A partir disso, o aprofundamento fica por conta de quem desejar estudar mais sobre o tema. Quem tem o livro, fica a dica de leitura, quem não tem, mais uma vez a dica para a aquisição. O livro é esse verdinho, inclusive já indiquei aqui no blog http://servicosocialecotidiano.blogspot.com.br/2015/04/livros.html

Esse texto foi extraído do livro: Estado, Classes e Movimentos Sociais – Biblioteca Básica do Serviço Social.

Nesse post, iremos iniciar a partir de duas distinções para conceituar os Movimentos Sociais.

"Duas distinções precisam ser esclarecidos para compreender de que estamos falando quando tratamos de “Movimentos Sociais”:

- Movimento e mobilização sociais. Deve claramente se diferenciar o conceito de movimento social do de mobilização social. Longe de se tratar de uma questão semântica, um “movimento social” caracteriza uma organização, com relativo grau de formalidade e de estabilidade, que não se reduz a uma dada atividade ou mobilização. Uma “mobilização social” remete a uma atividade, que se esgota em si mesma quando concluída. Mobilização pode ser uma ferramenta do movimento; também uma mobilização pode se desdobrar em outras até formar um movimento; mas em si, mobilização não necessariamente significa uma organização nem constitui um movimento social.

- Movimento social e ONG. Outra confusão comum é a equivocada identificação entre Movimento Social e ONG; são tratadas ora como organizações de mesma natureza, ora como entidades que se sucedem no tempo. Porém, ambas constituem organizações de natureza bem diversa. Por um lado, o Movimento Social, entre outras determinações, é conformado pelos próprios sujeitos portadores de certa identidade / necessidade / reivindicação / pertencimento de classe, que se mobilizam por respostas ou para enfrentar tais questões – o movimento social constitui-se pelos próprios envolvidos diretamente na questão. Por seu turno, a ONG é constituída por agentes, remunerados ou voluntários, que se mobilizam na resposta a necessidades, interesses ou reivindicações em geral alheios, não próprios."

Esse foi a introdução do assunto Movimentos Sociais. Qualquer questionamento ou sugestão, comentem! Os próximos posts irão abordar alguns dos principais Movimentos Sociais. 


Até a próxima. Bons estudos pessoal! 

Priscila Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário