quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Canal Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) conta com um novo canal para atendimento da população em situação de rua em Maceió. Pelo telefone 0800 284 8048, qualquer cidadão pode informar sobre pessoas em situação de moradia em local público.
Com a nova ferramenta, a Assistência Social pretende incentivar a população a contribuir com o trabalho de apoio e encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços oferecidos pelo poder público, como acolhimento institucional, retorno para a cidade de origem e reinserção no meio familiar. Pelo 0800 284 8048, as equipes especializadas recebem informações sobre pessoas que estão fazendo de lugares públicos moradia e iniciam o trabalho de apoio, reinserção e encaminhamento social junto com as demais secretarias municipais.
A ativação do número para ligação gratuita já é uma das medidas do Plano Emergencial para População em Situação de Rua, coordenado pela Semas, que vem sendo discutida há mais de um mês pelos gestores municipais. Estão sendo traçada ações integradas para evitar que pessoas façam de lugares públicos local de moradia e que sejam encaminhadas aos principais serviços oferecidos pela Prefeitura de Maceió.

Semas_Abordagem Social_população de rua(2)

Atualmente, a Semas conta com seis equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social que fazem o acompanhamento de pessoas em situação de rua em Maceió. “Nosso trabalho é de orientação e conscientização para que aquela pessoa que está morando nas ruas aceite a ajuda do poder público e saia desta situação. Diferente do que as pessoas pensam, assistência social não retira ninguém das ruas, porque a rua é um espaço público e pertence a todos. Nós fazemos a abordagem, sensibilização e encaminhamento, buscando inserir estas pessoas no sistema de direitos. Por isso é importante que a sociedade também contribua”, destacou a secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti.
A Semas trabalha diariamente, com as equipes de Abordagem Social, fazendo diversas tentativas de conversar com pessoas que se encontram nesta situação, mas ainda há muita resistência para aceitar o apoio. ”O trabalho é complexo e demora, mas com persistência e ajuda da sociedade a gente consegue resultados positivos. Como exemplo disso, há alguns dias, conseguimos encaminhar seis usuários de drogas que vivam na região da orla de Maceió para uma comunidade acolhedora”, destacou a coordenadora-geral do Centro e Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Roseane Farias.
A coordenadora do Creas lembra ainda que, além das ligações para o 0800 284 8048, a população também pode ajudar a Prefeitura de Maceió não fazendo doações diretas para pessoas que vivem em locais públicos. “A gente geralmente vê pessoas em situação de rua instaladas em áreas públicas com colchões e móveis, e tudo isso é proveniente de doações dos próprios moradores do entorno, que reclamam da presença destas pessoas ali. Não queremos deixar de estimular as doações, mas orientamos que ela seja feita a instituições que dão apoio para a população em situação de rua. Este ato já contribuiria bastante para que aceitem o apoio do poder público”, enfatizou Roseane.
O papel do poder público é promover o acesso a serviços e benefícios, programas, projetos e políticas públicas existentes voltadas para a população em situação de rua. “Estamos trabalhando em conjunto com diversos órgãos municipais e estaduais para fortalecer a rede de atendimento à população em situação de rua. Pois além de tirá-los da rua, precisamos dar os encaminhamentos necessários para que esta pessoa tenha oportunidades e não volte a fazer dos locais públicos moradia”, completou Juliana.



FONTE: http://www.maceio.al.gov.br/
/www.maceio.al.gov.br/semas/noticias/semas-ativa-0800-para-atendimento-a-populacao-de-rua/http://www.maceio.al.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário