terça-feira, 2 de abril de 2013

A ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS NOVAS TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO



A administração, enquanto atividade humana tem sua existência desde a pré-história da humanidade, porém a administração como área específica e sistemática do conhecimento, só foi registrada no século XX.  Segundo alguns autores, a exemplo de (DRUCKER), que considera que a administração é exercício e não ciência, não é conhecimento, mas desempenho. Ou seja, a administração fundamenta-se em diversas ciências, mas não se constitui em uma. A administração está presente em todos os processos da vida humana seja ela particular ou pública. Administração requer tempo, planejamento e estratégias.
     No campo da assistência social a administração e suas formas de gestão são de grande importância para dirigir essa política não contributiva, que é dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar, ou seja, o objetivo da assistência social é atender as necessidades da população menos favorecida economicamente e socialmente e de quem dela necessitar.  Para alcançar esse objetivo é necessário o planejamento, a metodologia que será utilizada para alcançar os objetivos, o monitoramento e as avaliações. Todos esses elementos compõe o processo da administração.
    A assistência e a administração se associam a tecnologia de informação para atender as mais novas exigências postas pelo sistema de comunicação e informação.  A administração gerencia, a tecnologia informa e a administração fazendo uso desses dois meios, executa seu trabalho previamente planejado, atendendo as metas propostas que são submetidas ao monitoramento e as avaliações, podendo ser revistas e replanejadas, com base no surgimento de novos dados disponibilizados por um sistema de informação.
A era da informação se estabelece na década de 1970, resultante do desenvolvimento tecnológico da informação. Dentro da nova ordem organizacional, a tecnologia da informação corresponde à necessidade de ultrapassar as passadas formas de estruturação administrativa. As exigências atuais são atendidas por organizações que se apresentam como sistemas que possibilitam uma conectividade global em acontecimentos e novidade, assumindo uma dinâmica virtual que se movimenta em amplas redes.


     A relação entre assistência social, administração e a tecnologia da informação foi sinalizada a partir da I Conferência Nacional de Assistência Social em 1995, em que algumas deliberações apontavam para a elaboração e implementação de planos de monitoramento e avaliação, como também à criação de um sistema oficial de informações.
    Atualmente o principal meio virtual da assistência social é o portal do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, que disponibiliza dados e informações sobre programas e planos do governo, como acessa-los, datas de conferências, dados atualizados, avaliação dos programas, transparência, entre outras informações. No portal do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, está incluso o Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social - REDE SUAS que serve como instrumento de gestão e divulgação de dados referentes à assistência social a gestores, técnicos, entidades, sociedade civil e usuários. A Rede SUAS organiza a produção, o armazenamento, o processamento e a disseminação dos dados. Com isso, dá suporte a operação, ao financiamento e controle social do SUAS e garante transparência à gestão da informação.
      Outra ferramenta desenvolvida pelo portal do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS é o Mapa de Oportunidades e de Serviços Públicos – MOPS, que é alimentado pelo próprio MDS. O portal reúne e organiza informações de diferentes fontes, relativo à inclusão produtiva e disponibilidade de serviços, equipamentos e programas públicos desenvolvidos em municípios, microrregiões e estados no país.  O Portal tem como objetivo sistematizar informações e indicações de instituições que possam auxiliar os técnicos dos Centros de Referências de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e gestores públicos na definição de estratégias e ações de inclusão produtiva para a população em extrema pobreza e públicos-alvo do Plano Brasil Sem Miséria pelo país. Nele, estão endereços e telefones dos equipamentos públicos de assistência social, de segurança alimentar, postos de saúde e hospitais, escolas e outros estabelecimentos em educação, órgãos e serviços relacionados a trabalho e emprego, entre outros.
     Com a tecnologia da informação a administração se modernizou, e consequentemente trouxe benefícios à política de assistência, que incorporou as ferramentas virtuais no seu processo de trabalho no que se refere à coleta de dados, a precisão de informação em tempo real e com isso a agilidade de seus indicadores de avaliação e organização para atualizar e melhorar a eficácia e eficiência da política como um direito social. Também contribui para que todos os profissionais da assistência e outras áreas tenham acesso às informações que poderão contribuir para formular alternativas de intervenção na realidade. A população também pode ter acesso e ficar informada de todos os dados e informações sobre programas e planos do governo, das datas das conferências, o valor em dinheiro que cada município recebeu do governo federal para o pagamento das famílias cadastradas no bolsa família, avaliação do programa, entre outras informações. Além disso, a divulgação de dados através da tecnologia da informação pode contribuir para o fortalecimento do projeto ético-político da profissão e para ampliação de sua visibilidade. 



CRISIAN RAFAELLE MORAIS DE SOUZA E PRISCILA DE MORAIS RUFINO - GRADUANDAS EM SERVIÇO SOCIAL/UFAL.


Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Disponível em: <<http://www.mds.gov.br/>>   Acesso em 25 de março de 2013.

Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social - REDE SUAS              Disponível em: <<http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas>>  Acesso em 26 de outubro de 2012.

VELOSO, Renato. Serviço Social, Tecnologia da Informação e Trabalho. São Paulo: Cortez, 2011. Disponível em: <http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/2499> Acesso em: 25 de março de 2013.


 




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